STJ DECIDE QUAL SEÇÃO IRÁ JULGAR CONFLITO ENTRE JUÍZO DA EXECUÇÃO FISCAL E O DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL

22 jan 2020

Em relação a um conflito entre o juízo da execução fiscal e o da recuperação judicial, a ministra Nancy Andrighi, explicou que a competência dos órgãos fracionários do STJ é fixada em função da natureza da relação litigiosa, incumbindo à Primeira Seção o julgamento de questões de direito público e à Segunda Seção as matérias de direito privado.

Contudo, quando os conflitos envolvem mais de uma ação, em que cada uma trate de relações jurídicas sujeitas a competências distintas no âmbito do STJ, “a solução assume contornos mais complexos, na medida em que não há regre expressa acerca da matéria”.

Essa é a situação, segundo a ministra, por um lado tramita uma execução fiscal e do outro processo de recuperação judicial, diante deste cenário o Superior Tribunal de Justiça entendeu que compete à Segunda Seção do Tribunal processar e julgar tal conflito.

Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/Cabe-a-Segunda-Secao-do-STJ-julgar-conflito-entre-juizo-da-execucao-fiscal-e-o-da-recuperacao-judicial.aspx

 

Departamento Jurídico Empresarial
Crivelari & Padoveze Advocacia Empresarial
Karoline Domingues
OAB/SP 410.836


Voltar

Whatsapp 19 99695-0999