Site do Supremo Tribunal Federal sofre possível ataque de Hackers e é retirado do ar para investigação

26 maio 2021

O site do Supremo Tribunal Federal (“STF”), desde a última quinta-feira, dia 06 de maio, está fora de acesso, com seus serviços indisponíveis. Essa indisponibilidade fora justificada, pelo próprio Tribunal, como uma manutenção necessárias dos mecanismos de segurança.

Todavia, chamou atenção o fato de o STF ter registrado determinados acessos fora dos padrões regulares, o que ocasionou o acionamento das autoridades competentes para avaliar o caso, trabalhando, inclusive, com a possibilidade de haver a ação de hackers.

Esses acessos foram identificados pois, fora notado aumento expressivo na quantidade de acessos aos portais do STF, por meio de robôs pertencentes à empresas, entidades, órgãos ou personalidades, que trabalham com a captação de dados públicos, para fins lícitos. Para exercer essa captação, os robôs se utilizam das plataformas e serviços do STF, como o acesso à jurisprudência do tribunal e o andamento de processos.

Nos casos em que os sistemas do Tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um ‘robô do bem’ ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entradas. No episódio desta quinta, segundo as informações já depuradas, o acesso não teve intuito de ‘sequestro’ de ambiente, mas apenas de obtenção de dados

Isto posto, a partir do momento em que o sistema do tribunal não conseguiu identificar a origem ou qualidade dos acessos por robôs, necessitam adotar sistemas de segurança mais efetivos, para evitar que estes acessos sejam provenientes da atuação de hackers. Desta forma, o Tribunal busca reforçar seu compromisso com a transparência e controle de seus dados.

Fontes:

https://www.migalhas.com.br/quentes/345169/hackers-fora-do-ar-desde-ontem-site-do-stf-tem-acesso-fora-do-padrao

https://www.migalhas.com.br/quentes/345102/site-do-stf-sai-do-ar-para-manutencao-de-mecanismos-de-seguranca

https://jovempan.com.br/noticias/brasil/site-do-stf-fica-fora-do-ar-nesta-sexta-feira-depois-de-possivel-ataque-hacker.html

 

Piracicaba/SP, 10 de maio de 2021.

 

CRIVELARI & PADOVEZE ADVOCACIA EMPRESARIAL

SOFIA BACCHIM

OAB/SP 445.194

NÚCLEO JURÍDICO EMPRESARIAL E DE COMPLIANCE

 

 

 

 

 


Voltar

Whatsapp 19 99695-0999