Estado de São Paulo desobriga o uso de máscaras em locais fechados

21 mar 2022

O governador de São Paulo João Doria assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados. A obrigatoriedade de uso do item de proteção em locais abertos já havia sido extinta no estado de SP e em outras capitais do país.

O uso de máscaras seguirá obrigatório apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público, sendo, portanto, opcional para os outros ambientes como escolas, comércio, academias, shoppings e empresas.

Assim, se a empresa optar por, preventivamente, manter a exigência do uso máscara, poderá fazê-lo e a orientação deverá ser seguida pelos empregados. A desobrigação não afasta a autonomia das empresas em decidir sobre medidas internas em suas dependências.

Lembrando que é obrigação do empregador deixar todas as regras claras e garantir a saúde e segurança dos trabalhadores em relação aos riscos existentes no exercício da atividade, inclusive de contágio por Covid-19.

A empresa que oferece aos seus empregados um ambiente de trabalho saudável, adota o uso de máscara e álcool gel e demais procedimentos de segurança, fornece alimentação em refeitório com distância adequada para evitar o contágio e fiscaliza os seus empregados, não poderá ser responsabilizada judicialmente caso um de seus empregados contraia COVID-19.

 

Fontes:https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022/03/09/empresas-exigencia-mascara.ghtml

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-mtp/ms-n-14-de-20-de-janeiro-de-2022-375794121

 

Piracicaba, 18 de março de 2022

 

CRIVELARI & PADOVEZE ADVOCACIA EMPRESARIAL

MARCELA DUCATI

OAB/SP 317.553

NÚCLEO JURÍDICO TRABALHISTA


Voltar

Whatsapp 19 99695-0999