CÂMARA DE PIRACICABA SOLICITA ESTUDO TÉCNICO PARA REFIS COM DESCONTOS DE JUROS E MULTAS

09 fev 2026

A Câmara Municipal de Piracicaba apresentou a Indicação nº 421/2026, direcionada ao Chefe do Poder Executivo, solicitando a realização de estudo técnico para viabilizar a implantação do Programa de Recuperação Fiscal – REFIS no município.

A indicação sugere que o REFIS permita a renegociação de débitos em atraso, abrangendo pessoas físicas e jurídicas, com previsão de desconto de até 100% sobre juros e multas em débitos inscritos em Dívida Ativa e ajuizados tanto da Prefeitura Municipal de Piracicaba quanto do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

A justificativa apresentada na indicação menciona que a inadimplência de tributos municipais (como IPTU, ISS, taxas e débitos de serviços públicos) impacta as finanças da Prefeitura e do SEMAE, com reflexos na capacidade de investimento em áreas como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

O documento registra, ainda, que a medida é apontada como instrumento para estimular a regularização de dívidas e ampliar a arrecadação, além de contribuir para a diminuição de ações judiciais e penhoras de bens.

Assim, a atuação da Câmara Municipal restringiu-se à formulação da indicação, a qual foi encaminhada ao Poder Executivo, a quem compete avaliar a conveniência e a oportunidade da adoção da medida, bem como definir os seus termos.

Para acesso à integra da Indicação Nº 421/2026, clique aqui.

Fonte: https://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/vereadores-entregam-indicacao-ao-prefeito-para-estudo-de-implantacao-do-refis-69968

A equipe tributária do Escritório Crivelari & Padoveze Advogados permanece à disposição para demais esclarecimentos!

CRIVELARI & PADOVEZE ADVOCACIA EMPRESARIAL

THAIS MARTINS DE SOUZA

OAB/MG 205.768

NÚCLEO JURÍDICO TRIBUTÁRIO


Voltar

Whatsapp 19 99695-0999